assets-25

Duração do Curso

3.640h

assets-23

Investimento

R$ 1.054,74 (valor para pagamento até o vencimento, com o desconto)

assets-22

Plano de Curso

TURNO

Manhã e Tarde

Arquitetura e Urbanismo: o que é?

Esse profissional visa construir espaços a partir de soluções estéticas e funcionais, de forma a aproveitar o ambiente ao redor e integrar os espaços, proporcionando conforto para os usuários.

O que faz um Arquiteto e Urbanista?

O Arquiteto e Urbanista é o profissional que atua na concepção e execução de projetos arquitetônicos variados, seja de espaços internos ou externos. Já o Urbanista atua no planejamento urbano, seja de bairros ou cidades inteiras.

Ao criar os seus projetos, de Arquitetura ou de Urbanismo, o profissional leva em consideração diferentes fatores. Um deles é a estética, o apelo visual das suas obras são fortes, assim como a harmonia com o espaço ao redor e a cultura em que o projeto está inserido. O conforto é outro critério fundamental, as pessoas que utilizarão o espaço precisam sentir integração com o ambiente. A funcionalidade também é levada em consideração em qualquer projeto, afinal, do que adianta uma estética incrível se o ambiente não pode ser usado?

Outro ponto importante que demanda muita atenção do profissional é a legislação. Qualquer obras precisa se adequar ao rigor de normas técnicas e marcos legais. Existem leis no âmbito federal, estadual e municipal, o Arquiteto e Urbanista precisa conhecer todas para adequar os seus trabalhos.

Segundo o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), são 11 as áreas de atuação do profissional, conheça:

  • Concepção e execução de projetos;
  • Arquitetura de Interiores;
  • Arquitetura paisagística;
  • Patrimônio Histórico Cultural e Artístico;
  • Planejamento Urbano e Regional;
  • Topografia;
  • Tecnologia e resistência de materiais;
  • Sistemas construtivos e estruturais;
  • Instalação de equipamentos;
  • Conforto ambiental;
  • Meio ambiente.

Ou seja, o Arquiteto e Urbanista pode atuar diretamente em projetos arquitetônicos ou de ambientes, com o paisagismo de espaços externos, restauração e conservação de monumentos históricos e planejamento urbano geral. Além disso, também pode ser de responsabilidade do Arquiteto e Urbanista o levantamento topográfico de áreas, estudo de materiais de construção, o estudo de estruturas, instalação de equipamentos arquitetônicos e urbanísticos, projetos de termoacústica, iluminação e conforto de forma geral, assim como desenvolvimento sustentável e impactos ambientais.

Gostou da atuação do Arquiteto e Urbanista? Saiba mais sobre o profissional e a arte de possibilitar o bem-estar das pessoas!

Por que fazer Arquitetura e Urbanismo?

Através da Arquitetura e Urbanismo você poderá atuar diretamente realizando o sonho das pessoas, por isso é uma carreira muito recompensadora. Você precisará pensar e se colocar no lugar do outro para que encontre as melhores soluções para os projetos.

A área criativa da profissão permite que você reúna diferentes saberes, tudo aquilo que você vivenciou, leu ou experimentou durante a vida podem ser utilizados como base para algum projeto. Além disso, trabalhar com arte é sempre muito prazeroso, através da Arquitetura você consegue trabalhar com a expressão pessoal.

Quer mais motivos para fazer Arquitetura e Urbanismo? Conheça mais sobre o curso!

O que se aprende na faculdade de Arquitetura e Urbanismo?

A faculdade de Arquitetura e Urbanismo é predominantemente prática, desde os períodos iniciais disciplinas ligadas às técnicas de desenhos fazem parte da rotina do estudante. Mas não precisa se preocupar! As técnicas são aprendidas ao longo do curso.

Além disso, há uma imersão total no mundo da história, da cultura e da arte. Assim como o desenvolvimento de um olhar crítico e estético. Ética profissional também é uma disciplina teórica fundamental do curso de Arquitetura e Urbanismo.

Ao final do curso o estudante precisa fazer o estágio supervisionado, além do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Que tal entrar no mundo das artes através do curso de Arquitetura e Urbanismo?

Como é o mercado de trabalho para o Arquiteto e Urbanista?

O mercado de trabalho para um Arquiteto e Urbanista é bem amplo, esse profissional pode atuar em empresas privadas, órgãos públicos ou ainda ter um escritório próprio.

Segundo censo do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), 53% dos profissionais da área ganham até 8 salários mínimos, enquanto 24% recebem de 8 a 15 salários. Ou seja, a remuneração de um Arquiteto e Urbanista no Brasil é bem expressiva.

Ainda está em dúvida sobre a faculdade de Arquitetura e Urbanismo? Veja mais motivos para você apostar nessa carreira!

Por que fazer o curso de Arquitetura e Urbanismo do UNINOVAFAPI?

O curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário UNINOVAFAPI prepara os estudantes para a formação plena na carreira. Os egressos do curso conseguem pensar a cidade e formação urbana através de um olhar artístico, antropológico, sociológico e econômico.

Além disso, o objetivo do curso de Arquitetura e Urbanismo do UNINOVAFAPI é formar profissionais preocupados com a qualidade de vida dos cidadãos, assim como as questões relacionadas à acessibilidade e mobilidade urbana.

A infraestrutura do UNINOVAFAPI é completa, contando com laboratórios de maquete, desenho, informática, materiais e hidrossanitária. O corpo docente é formado por professores conceituados e com larga experiência de mercado.

Está esperando o quê? Matricule-se hoje mesmo no curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário UNINOVAFAPI!

Qual o perfil do Arquiteto e Urbanista?

Algumas características de um bom Arquiteto e Urbanista são inerentes à pessoa, outras podem ser desenvolvidas ao longo da graduação.

Em geral os Arquitetos e Urbanistas possuem muito interesse pela arte e sua história. É fundamental o perfil criativo, isso porque a estética é muito importante para a profissão.

Gostar de desenhar também é um fator importante, mesmo que não sejam os melhores desenhos, hoje em dia existem programas de computador onde podem ser feitos os projetos, porém o esboço à mão ainda é fundamental.

Outro ponto em comum dos arquitetos é o perfil observador, olhar a paisagem a sua volta e conseguir assimilar conceitos.

A sensibilidade, a observação e a aptidão para o trabalho em equipe também são importantes para a carreira.

Enfim, agora que você sabe tudo sobre a profissão de Arquiteto e Urbanista que tal correr hoje mesmo para se matricular no melhor curso da região? Estamos te esperando!

Mais Info +

Coordenação

Profa. Pamela Franco

Email:
pamela@uninovafapi.edu.br

Saiba mais!

Se ainda precisa de mais informações para tomar a sua decisão, preencha o formulário que entraremos em contato para tirar todas as suas dúvidas.