assets-25

Duração do Curso

4.000 h

assets-23

Investimento

R$ 842,51 (valor para pagamento até o vencimento, com o desconto)

assets-22

Plano de Curso

TURNO

Manhã e Tarde

Enfermagem: o que é?

A enfermagem é uma ciência na área de saúde que tem como objetivo o cuidado na sua individualidade, em família ou em comunidade, bem como o tratamento de doenças, desenvolvendo atividade de promoção, proteção, prevenção, reabilitação e recuperação.

Proporciona um corpo de conhecimentos abstratos com base em pesquisas científicas e análises lógicas, transferindo esse conhecimento para a prática.

A enfermagem atua junto com médicos e demais profissionais da saúde, trabalhando diariamente com a vida das pessoas numa rotina de cuidados e procedimentos, mas também atenção e amor pelo próximo.

Por que fazer uma graduação em Enfermagem?

A graduação em enfermagem é uma profissão nobre, onde se tem uma ótima oportunidade de ajudar o próximo. Além de gratificante é também uma forma de se humanizar, cuidar do outro e lidar bem com todas as implicações que isso traz.

É também uma área de amadurecimento emocional pois requer, além de conhecimentos técnicos e científicos, respeito pelo próximo atuando com ética e maturidade.

Além de ser requisitada, a Enfermagem tem uma ampla área de atuação podendo o profissional trabalhar em hospitais, casas de repouso, resgate de acidentados, laboratórios e no setor público com concursos.

É uma profissão bem flexível, que conta com um bom salário, podendo trabalhar em mais de um lugar ao mesmo tempo, aumentando os rendimentos. A carga horária em média é de 6 horas diárias e de plantões com 12 horas.

É possível controlar seus horários escolhendo quais dias da semana trabalhar. Além disso, existem os plantões noturnos que são ideais para quem tem outros compromissos durante o dia.

O que se aprende na faculdade de Enfermagem?

A duração do curso de Enfermagem é em torno de 4 anos e as matérias abrangem a área da Saúde, Psicologia e Ciências Humanas. Algumas das disciplinas são: anatomia, atendimento, biologia, epidemiologia, farmacologia, genética, pediatria, terapia, entre outras.

As disciplinas variam de acordo com cada instituição de ensino. Os primeiros semestres do curso são mais teóricos, com disciplinas como Anatomia, Bioquímica, Biofísica e Introdução às Práticas de Enfermagem. Depois as atividades são voltadas para a prática da profissão.

Ao final do curso o aluno ainda deve fazer estágio para colocar em prática tudo o que foi passado, podendo atuar em centros de saúde, hospitais públicos e particulares, empresas, UBS, Laboratórios de exames clínicos e de imagem ou home care.

Aprende ainda na faculdade de Enfermagem a lidar com diversos tipos de pessoas e problemas, criando empatia, comprometimento, habilidades e o relacionamento com o próximo.

Como é o mercado de trabalho em Enfermagem?

A área de trabalho no campo da Enfermagem vem crescendo a cada dia. Diversas vagas estão sendo criadas tanto nos programas públicos de saúde como no setor privado, como clínicas para diagnóstico, redes de urgência e emergência, além de clínicas de internação.

É uma área muito diversificada, com vagas para técnicos e enfermeiros em indústrias, serviços de saúde do trabalhador, em plataformas marítimas, offshore, hotéis, jogos de futebol, entre outros lugares e eventos com grande concentração de pessoas.

O profissional da Enfermagem pode ainda trabalhar em Home Care, que são atividades que visa o acompanhamento de pacientes que precisam de auxílio temporário.

Outro meio de atuação é como enfermeiro auditor, que tem como função a avaliação da qualidade e assistência prestada aos pacientes nas instituições hospitalares.

No ambiente fora da área hospitalar, o profissional em Enfermagem pode atuar em programas do Ministério da Saúde como uma proposta alternativa envolvendo o acompanhamento de família para promoção de ações preventivas, recuperação, reabilitação e manutenção da saúde.

Por que estudar Enfermagem no Uninovafapi?

O curso de bacharelado em Enfermagem da Uninovafapi tem como objetivo preparar excelentes alunos para a profissão, com competência e consciência no âmbito social, no setor da saúde e na população de maneira nacional e regional.

A instituição busca formar o profissional de maneira a lidar com o trabalho em equipe, se inserir no ambiente da Enfermagem buscando demonstrar atitudes de ocupação, preocupação, responsabilidade e empatia com o ser humano.

O Uninovafapi busca ainda envolver teoria e prática, direcionando os alunos a viverem experiências reais, como atendimentos em hospitais, unidades de saúde, empresas, escolas e domicílios, gerando uma qualidade e humanização com os indivíduos, famílias e toda a sociedade.

Qual é o perfil profissional do Bacharel em Enfermagem?

O profissional em Enfermagem antes de tudo, deve ser uma pessoa que gosta de se relacionar com os demais. Além disso, requer uma vontade no cuidado com o próximo, sendo sempre um profissional paciente, imparcial e atencioso.

Um bom enfermeiro tem que saber manter o foco e a atenção para desempenhar suas funções, pois a rotina envolve além do atendimento, a administração de medicamentos, cuidados com o paciente, sendo uma profissão cheia de responsabilidades.

Outro ponto importante para se destacar é o senso de liderança do profissional, onde em muitos dos casos precisará tomar decisões e assumir as responsabilidades. Por isso é necessário que seja um profissional.

A liderança não está somente no ato de agir como profissional, mas também a lidar com pessoas. Com uma boa comunicação ou ser um bom ouvinte muitas vezes é o que destaca o profissional em relação ao cliente.

Assim como toda profissão, o bacharel em enfermagem também precisa lidar com o trabalho em equipe, afinal é uma profissão que está sempre rodeada de pessoas e colegas de trabalho. É preciso estar sempre atento a equipe para buscar os melhor meios para ajudar.

Lidar com problemas de diferentes pessoas requer que o profissional seja uma pessoa controlada emocionalmente, estando pronto para encarar pacientes em estado grave, problemas mentais e até a morte.

É um trabalho que exige grande controle emocional, para lidar em momentos delicados da profissão e para que eles não sejam transportados para a sua vida pessoal.

O perfil do profissional em Enfermagem é de alguém que goste de aprender e que busque de todas as formas informações atualizadas e de qualidade. Ou seja, esteja disposto a ser um constante aprendiz para prestar um atendimento humanizado e correto aos pacientes.

 

Mais Info +

Coordenação

Profa. Adelia Dalva da Silva Oliveira

Email:
aoliveira@uninovafapi.edu.br

Saiba mais!

Se ainda precisa de mais informações para tomar a sua decisão, preencha o formulário que entraremos em contato para tirar todas as suas dúvidas.