assets-25

Duração do Curso

3.600h

assets-23

Investimento

R$ 843,57 (valor para pagamento até o vencimento, com o desconto)

assets-22

Plano de Curso

TURNO

Noite

O que é Engenharia de Produção?

A Engenharia de Produção tem como objetivo gerenciar os recursos humanos, financeiros e materiais de uma empresa a fim de elevar sua produtividade e rentabilidade.

São procedimentos e métodos que fundamentam o trabalho, melhoram a produção e colocam em ordem as atividades financeiras, logísticas e comerciais de uma determinada organização.

É a interação entre matérias, ser humano, equipamentos e processos como recursos para atividade produtiva, onde o trabalhador além de gerar e produzir determinado produto, ele se preocupa em organizar, mecanizar e melhorar sua produção.

Por que graduar em Engenharia de Produção?

Primeiramente, a Engenharia de Produção é uma profissão moderna e impactante, pois tem como objetivo obter o máximo de produtividade. As empresas, então, buscam esses profissionais a fim de gerar indicadores positivos e com isso resultados eficazes.

A área de Engenharia de Produção é muito ampla, onde é possível atuar de diversas maneiras, desde prestação de serviços e planejamentos até projetos de produto e fábrica, podendo passar ainda pela agroindústria.

Como na maioria dos casos de Engenharia, a de Produção é uma área com alto índice de empregabilidade devido a sua vasta opção de especialização, podendo o profissional atuar com controle de qualidade, gestão sustentável, petroquímica, farmacêutica, logística, entre outros.

O que se aprende na faculdade de Engenharia de Produção?

O curso de Engenharia de Produção a princípio aborda as áreas de ciências exatas e da computação, passando posteriormente a tratar de disciplinas voltadas para gestão financeira e de pessoas, produção, entre outros.

Dentre as matérias estudadas no curso, podemos destacar as disciplinas de cálculo, física, algoritmo e programação, processos de fabricação, planejamento e controle da Produção, gestão da qualidade, gestão de Resíduos, engenharia do Produto, ergonomia e gestão de Manutenção.

De maneira geral, o curso aborda temas como projetos, operações e melhorias dos sistemas que criam e entregam produtos, logística, desenvolvimento de produto, inovação, segurança do trabalho, responsabilidade social e desenvolvimento sustentável, etc.

Como é o mercado de trabalho em Engenharia de Produção?

A Engenharia de Produção tem um mercado de trabalho bem diversificado, onde a mão de obra do profissional é utilizada para diversos fins devido aos seus variados conhecimentos.

Essa variedade faz com que o profissional além de trabalhar em indústrias, pode atuar em empresas prestadoras de serviço, lojas de varejo, área de turismo, finanças, telecomunicações, saúde, entre outras. Além dos setores como mecânica, química, civil, alimentos, etc.

Para se atuar na área de Engenharia de Produção, o profissional deve obter seu registro no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA), pois somente ele irá permitir a produção e fabricação de determinados produtos.

A Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO) está sempre disponibilizando novos empregos nas áreas que se relacionam com a Engenharia de Produção, dando uma visibilidade ainda mais para a área.

Por que estudar Engenharia de Produção no Uninovafapi?

O curso de Engenharia de Produção do Uninovafapi tem como objetivo tornar o aluno competente para o mercado de trabalho, com conhecimentos, habilidades e atitudes de um profissional da área.

O aluno de Engenharia de Produção tem uma sólida formação física, matemática, tecnológica, econômica, social e ambiental, sendo ele capaz de pesquisar, analisar e elaborar soluções, com raciocínio lógico, espacial e matemático.

Visa contribuir com o desenvolvimento sustentável do país de maneira criativa e inovadora, executando trabalhos e projetos em equipes bem como projetos multidisciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares.

O curso de Engenharia de Produção do Uninovafapi visa formar profissionais que atuem com ética, responsabilidade e sensibilidade interpessoal, contribuindo para a construção de uma sociedade de respeito e igualdade étnico-racial.

A carga horária do curso é de 3.600 horas, sendo seu turno noturno e oferecendo cerca de 50 vagas para o ingresso em Engenharia de Produção.

Qual o perfil do profissional do bacharel em Engenharia de Produção?

Uma das principais características do profissional bacharel em Engenharia de Produção é a compatibilidade com as ciências exatas, bem como se dar bem com a tecnologia, pois isso é a base da profissão.

O engenheiro de maneira geral é visto como uma pessoa de raciocínio lógico pronto para solucionar problemas, com isso é importante que o profissional saiba passar as informações adquiridas no curso para o mundo real.

O Engenheiro de Produção precisa gostar de política e economia e demonstrar conhecimento em tecnologia e computação, além de compreender o conceito de sustentabilidade e se preocupar com o meio ambiente.

Outro fator importante é a competência em resolver problemas e enfrentar os desafios devido ao seu perfil multidisciplinar, que associa a matemática e a lógica para lidar com problemas de maneira global.

É necessário que o bacharel em Engenharia de produção tenha aptidão com o espírito empreendedor, com o comprometimento, saiba lidar com o trabalho em equipe e estar sempre estudando para que possa evoluir na carreira.

Fazer novos cursos de especialização e de aperfeiçoamento também são pontos positivos para o profissional que pretende se destacar no mercado de trabalho, pois gera grande credibilidade.

A criatividade também é fundamental para um bacharel em Engenharia de Produção, pois faz parte de seu trabalho resolver problemas. Essa criatividade juntamente com a habilidade de se falar outras línguas, torna o profissional capaz de atuar em qualquer país.

De maneira geral, as principais características pessoais do profissional abordam a flexibilidade, disposição para aprender e buscar o aprendizado contínuo, profissionalismo, proatividade, capacidade de trabalhar sobre pressão, responsabilidade e eficiência.

Quanto às características interpessoais encontramos a consciência social, cultural e ambiental, liderança, criatividade, comunicação, gestão de conhecimento, trabalho em equipe e administração de projetos.

E por fim as características técnicas visam o domínio de conhecimentos específicos da área, conhecimento de informática, visão holística e sistêmica e o domínio de língua estrangeira.

Essas características pessoais, interpessoais e técnicas, trabalhando em harmonia, faz do profissional apto para enfrentar o mercado de trabalho após sua graduação, buscando sempre melhorar e aperfeiçoar a todo momento.

Mais Info +

Coordenação

Prof. Leonardo Madeira Martins

Email:
leonardomartins@uninovafapi.edu.br

Saiba mais!

Se ainda precisa de mais informações para tomar a sua decisão, preencha o formulário que entraremos em contato para tirar todas as suas dúvidas.