assets-25

Duração do Curso

3.200 h

assets-23

Investimento

R$ 781,51 (valor para pagamento até o vencimento, com o desconto)

assets-22

Plano de Curso

TURNO

Manhã

Fonoaudiologia: o que é?

Fonoaudiologia é a área da ciência que estuda as funções comportamentais e biológicas responsáveis pela comunicação humana. Isso inclui funções neurológicas e neurovegetativas (deglutição, mastigação e os aspectos funcionais da respiração).

A Fonoaudiologia faz parte do grupo de ciências que compõem a área da saúde. Em função disso, seus profissionais são aptos a fomentar a pesquisa, fazer orientações à população e impulsionar a prevenção de doenças.

O que faz um bacharel em Fonoaudiologia?

Ao terminar seu curso, o bacharel em Fonoaudiologia está apto para trabalhar com a comunicação humana em seus diferentes aspectos, como a linguagem escrita e oral, a voz, a audição, a fala e as funções neurovegetativas.

Esse profissional pode criar ações e participar de movimentos que visem a prevenção de doenças e distúrbios, orientar os pacientes, fazer avaliações, diagnósticos e terapias. Alguns dos males tratados pelo fonoaudiólogo são:

  • distúrbios de audição;
  • distúrbios de de equilíbrio;
  • distúrbios na escrita e na fala;
  • problemas de deglutição;
  • problemas de mastigação;
  • dificuldade de sucção;
  • dificuldades na fala;
  • problemas na voz.

Por que fazer uma graduação em Fonoaudiologia?

Os motivos que podem levar alguém para fazer o curso de Fonoaudiologia são vários. Em primeiro lugar, esse curso muni o bacharel com diversos conhecimentos, permitindo que ele atue em várias áreas diferentes, como a audiologia, a linguagem, a motricidade oral, a disfagia, a gerontologia, a voz, dentre outras.

Somado a isso, o curso de Fonoaudiologia é multidisciplinar. Dessa forma, o bacharel tem acesso a uma gama de conhecimentos que extrapolam o âmbito técnico. Para quem gosta de entender sobre várias áreas e conhecer a correlação que existe entre elas, esse curso é o ideal

Como é o mercado de trabalho em Fonoaudiologia?

O mercado da Fonoaudiologia tem se expandido nos últimos anos. Além de a população estar mais consciente sobre o trabalho dessa área, professores e orientadores têm dado mais atenção para as crianças e têm feito encaminhamentos sempre que um desenvolvimento atípico é apontado.

Como resultado, o número de pacientes dos fonoaudiólogos tem aumentado frequentemente. Além disso, profissionais que buscam crescer na carreira procuram pela ajuda da Fonoaudiologia para melhorar sua dicção visando conseguir mais destaque nas reuniões de equipe, palestras e demais ambientes de network.

O fonoaudiólogo pode trabalhar em clínicas, consultórios, hospitais, asilos, berçários e creches, escolas e em emissoras de TV e rádio. Tanto o setor público quanto o privado contratam esses profissionais, mas também é possível abrir uma clínica própria e montar a carteira de pacientes do zero.

Além desses espaços, o fonoaudiólogo também pode atuar com home care (atendimento a domicílio) e consultoria. Já no campo acadêmico, as áreas de ensino e pesquisa recebem muito bem os profissionais, principalmente no Mestrado e no Doutorado.

O que se aprende na Faculdade de Fonoaudiologia?

O Ministério da Educação (MEC) entende que os cursos superiores precisam ser generalistas para que os bacharéis saiam de sua formação mais aptos a lidar com a realidade brasileira, o mercado e as variáveis que envolvem sua área de atuação.

Dessa maneira, o curso de Fonoaudiologia não segue uma linha puramente técnica. Muito pelo contrário, ele engloba diferentes campos de estudo, como as Ciências Biológicas, da Saúde, Humanas e Sociais.

Assim, durante o curso o aluno terá contato com conhecimentos da Psicologia, da Antropologia e da Sociologia. Com relação às matérias próprias da Fonoaudiologia, o bacharel aprenderá sobre linguística, audiologia, anatomo-fisiologia dos órgãos fonoaudiológicos, desenvolvimento da voz, fonética etc.

Por que estudar Fonoaudiologia no Uninovafapi?

Respeitando a linha de aprendizado proposta pelo MEC, o curso de Fonoaudiologia da Uninovafapi tem o objetivo de formar profissionais generalistas aptos a promover a saúde nos ambientes que frequentam. Ao terminar a graduação, os bacharéis serão capazes de aperfeiçoar os padrões de voz e audição, bem como atuar na gerontologia, fonoaudiologia neurofuncional, neuropsicologia e fonoaudiologia do trabalho.

Somado a isso, esses profissionais também estarão aptos a promover a prevenção, bem como avaliar, diagnosticar e tratar os vários Distúrbios da Comunicação Humana.

O Uninovafapi entende que o profissional da Fonoaudiologia deve sempre estar em constante desenvolvimento e atualização. Por isso, a estrutura do curso foi feita para que os bacharelandos sejam capazes de acompanhar e utilizar os equipamentos tecnológicos mais elaborados e sofisticados.

Aqui, todo o ambiente foi pensado para favorecer o processo de aprendizado. As salas são equipadas com equipamentos de multimídia de alta tecnologia. Também contamos com laboratórios que respondem à demanda da área, e uma biblioteca.

Somado a isso, as aulas práticas da Uninovafapi são feitas em ambulatórios de Terapia Fonoaudiologia e Audiologia do Centro Integrado de Saúde (CIS) próprio, bem como em hospitais, postos de saúde, maternidades, creches, escolas e salas de supervisão.

O curso tem duração de quatro anos (carga horária de 3.200 horas). O Uninovafapi o oferece no período da manhã e disponibiliza 40 vagas por turma. A mensalidade é de R$ 781,51 (valor referente a pagamentos feitos até o vencimento, já inclui o desconto).

Qual é o perfil profissional do Bacharel em Fonoaudiologia?

O fonoaudiólogo é, antes de mais nada, uma pessoa que tem como objetivo profissional a promoção da saúde. Ele é alguém que gosta da fala, da voz, da comunicação e que entende a importância de tudo isso para a manutenção de uma vida saudável e agradável.

Para além disso, o bacharel em Fonoaudiologia é comunicativo. Ele sabe conversar com as pessoas e gosta de aproveitar as oportunidades para se expressar. Durante a formação, inclusive, ele tem momentos próprios para isso, que acontecem com frequência.

Somado a esses traços comportamentais, o fonoaudiólogo se interessa pelo desenvolvimento humano. Ele quer entender sobre o processo de crescimento e conhecer as mudanças típicas e atípicas de cada estágio.

Como não poderia ser diferente, o bacharel em Fonoaudiologia é alguém muito estudioso. Ele precisa estar atento aos lançamentos de novas ferramentas e metodologias, bem como acompanhar as pesquisas de sua área e as promessas para os próximos anos.

Isso significa que esses profissionais também devem ter uma boa visão da ciência e do método científico. Como parte da rotina de um fonoaudiólogo é ler artigos e pesquisas, ele precisa ser capaz avaliar a metodologia e observar se as informações são válidas diante do rigor acadêmico ou não.

Por fim, mas igualmente importante, o bom bacharel em Fonoaudiologia é um empreendedor. Ele vê seu trabalho para além da terapia e se preocupa desde o atendimento aos pacientes, a estrutura e organização da clínica até o treinamento da recepcionista.

Mais Info +

Coordenação

Profa. Karine Medeiros Coelho Carvalho

Email:
kcarvalho@uninovafapi.edu.br

Saiba mais!

Se ainda precisa de mais informações para tomar a sua decisão, preencha o formulário que entraremos em contato para tirar todas as suas dúvidas.