assets-25

Duração do Curso

2.930 h

assets-23

Investimento

R$ 681,50 (valor para pagamento até o vencimento, com o desconto)

 

assets-22

Plano de Curso

TURNO

Tarde e Noite

Radiologia: o que é?

A Radiologia é um termo genérico designado para englobar as diferentes técnicas médicas com o mesmo intuito: fazer uso da radiação para diagnosticar ou tratar doenças.

Sendo assim, a Radiologia é uma especialidade das Ciências Médicas e consiste em uma técnica de imagiologia, usando a radiação ionizante, que é o mesmo que os raios X. O intuito da Radiologia é obter imagens de diferentes estruturas da anatomia humana ou animal.

Esta técnica de exame médico é indicada para a obtenção de imagens do esqueleto, dos pulmões, da cavidade abdominal ou dos seios. Como já dito, a Radiologia se fundamenta nas propriedades da radiação, capaz de atravessar a matéria viva e capturar imagens em filmes radiológicos fotossensíveis.

Sendo assim, obtém-se imagens do interior do corpo humano ou animal, permitindo a análise de todo o material fotografado. Ainda, a Radiologia é utilizada para fins de diagnóstico e até mesmo, cura de algumas patologias – a Radiologia permite o tratamento de alguns tipos de câncer, utilizando-se, no caso, o conhecido tratamento de Radioterapia.  

O que faz um Tecnólogo em Radiologia?

Como Tecnólogo(a) em Radiologia você terá como principal atividade o preparo e operação dos equipamentos de diagnóstico por imagem.

Tais equipamentos são fundamentais na medicina moderna, pois possuem a garantia de auxílio para os médicos detectarem doenças por meio de imagens internas do organismo dos pacientes.

Todo esse preparo do ambiente para a execução do exame é de responsabilidade do Tecnólogo(a) em Radiologia e envolve o manuseio de soluções químicas, como a utilização de meios de contrastes radiológicos e a observação das normas de radioproteção. O Tecnólogo(a) em Radiologia também participa da preparação do paciente para exames como: mamografia, radiografia convencional, ressonância magnética e tomografia, dentre outros.

A Radiologia permeia hoje não apenas no ramo médico. Seus equipamentos também são utilizados dentro da área industrial e da Engenharia. Com eles, é possível, por exemplo, fazer o rastreamento de tubulações e estruturas metálicas que se encontram escondidas sob o concreto.

Por que fazer uma graduação de Radiologia?

O curso de Tecnologia em Radiologia abarca disciplinas das áreas de Ciências Biológicas, Exatas e Humanas. A graduação é focada na área médica, o que lhe proporcionará estudar matérias como Fisiologia e Anatomia. Durante o curso você terá também disciplinas voltadas para o lado humano e noções de enfermagem, visto que o tecnólogo(a) em Radiologia precisará interagir e preparar pacientes em alguns tipos de exames.

Como a área de Radiologia oferece um mercado sempre aquecido, optar pela escolha dessa profissão poderá significar uma ascensão financeira e profissional interessante. Durante o curso de Tecnologia em Radiologia você será capacitado(a) para a realização de exames de diagnóstico por imagem, estará apto(a) a aplicar técnicas de terapia por radiação (como já dito, a Radioterapia) e poderá atuar nos setores industrial e de medicina nuclear.

É importante ressaltar que, como a Radiologia envolve certos riscos devido à exposição de radiação, ao longo do curso são dadas instruções sobre os cuidados a serem tomados no dia a dia da profissão. E isso é feito através de disciplinas como Biossegurança e Segurança do Trabalho, por exemplo. Tais cuidados são importantes e essenciais tanto para a segurança dos pacientes como para os profissionais da Radiologia.

Por que estudar Radiologia na UNINOVAFAPI?

O curso de Tecnologia em Radiologia da UNINOVAFAPI tem como objetivo formar profissionais tecnólogos(as) que estejam aptos(as) a utilizarem adequadamente as tecnologias associadas à geração e emissão de radiações ionizantes na área da Saúde. Ainda, os profissionais estarão habilitados a executar procedimentos em Radiodiagnóstico, Radioterapia e Medicina Nuclear, através do uso de equipamentos de alta tecnologia voltados para o tratamento e diagnóstico por imagem de pacientes.

Estudar Radiologia na UNINOVAFAPI é uma enorme oportunidade para você que deseja qualidade de ensino e infraestrutura de qualidade. Hoje, a Instituição oferece possibilidades que vão além da graduação, tais como cursos de pós-graduação Lato sensu e Stricto Sensu, Mestrado próprio na área de Saúde da Família, atividades de extensão, cursos de aperfeiçoamento e vários projetos de pesquisa.

O curso de Tecnologia em Radiologia da UNINOVAFAPI poderá ser realizado nos períodos diurno ou noturno e tem duração de 6 semestres.

Qual o perfil profissional de Radiologia?

Para quem deseja se tornar um(a) profissional tecnólogo(a) em Radiologia é extremamente importante que se tenha afinidade com a tecnologia, ciências exatas, biológicas e humanas.

O Tecnólogo(a) precisa ter aguçado o seu lado humanista e ser sensível no trato com as pessoas, pois como já ressaltado, em diversas ocasiões, atenderá pacientes em situações delicadas ou de extrema fragilidade.

Outro fator essencial para alcançar sucesso em sua carreira, é o fundamental respeito dos princípios éticos e bioéticos da profissão. Seja cuidadoso(a) e tenha boa capacidade de observação, pois tais habilidades serão peça chave na hora de analisar as imagens e vídeos dos exames realizados.

Como é o mercado de trabalho?

Por ter boa empregabilidade, a Radiologia é uma das mais procuradas áreas da saúde. Inclusive, muitos estudantes conseguem seus primeiros empregos no mesmo lugar que realizam seus estágios durante o período acadêmico.

Como a necessidade por exames aumenta cada vez mais, a Radiologia é uma área em alta. Este mercado aquecido poderá proporcionar ao tecnólogo(a) em Radiologia boas colocações em segmentos tais como hospitais e clínicas médicas, consultórios, clínicas pediátricas (radiologia pediátrica) e Institutos Médicos Legais - IML (radiologia forense), por exemplo.

Além da área médica, existem outras áreas possíveis de atuação para o tecnólogo(a) de Radiologia. São elas: Indústria alimentícia e farmacêutica, Engenharia, Portos e Aeroportos.

Mais Info +

Coordenação

Profa. Patrícia Costa

Email:
patricia@uninovafapi.edu.br

Saiba mais!

Se ainda precisa de mais informações para tomar a sua decisão, preencha o formulário que entraremos em contato para tirar todas as suas dúvidas.